Cuidados ao largar o emprego para ter dedicação integral nos Estudos

Cuidados ao largar o emprego para ter dedicação integral nos Estudos

diferença entre estudar e aprender

Recentemente falei das vantagens de quem trabalha e estuda. E não há como negar, trabalhar também tem lá suas vantagens para quem está se preparando para o exame de ordem.

Mas desta vez falarei sobre a circunstância inversa, quando o candidato decide largar mão de tudo para dedicar-se exclusivamente aos estudos, na busca pela aprovação mais rápida no certame.

Vale ressaltar, no entanto, que cada ser humano possui um contexto de vida único e, por conta disso, nenhum dos pontos que trarei deve ser considerado como verdade universal, podendo ser aplicado no contexto de qualquer examinando.

Todavia, espero que sirvam como questões que ao menos balizem e que contribuam de alguma forma para iluminação de quem está pretendendo deixar tudo de lado e tornar o estudo o seu único esforço para garantir a aprovação no exame de ordem.

📌 Custo profissional do isolamento

Nos dias de hoje, acompanhar a dinâmica de um mercado de trabalho advocatício cada vez mais exigente, que busca refinadas competências para o preenchimento das poucas vagas de emprego disponíveis, ficar parado pode deixar algumas pessoas sem ritmo caso precisem voltar a trabalhar depois de algum tempo.

Além disso, caso você deixe seu trabalho para estudar, há grandes chances da vaga ser ocupada logo em seguida.

Por isso, é importante que o candidato tenha consciência desta situação para decidir com segurança o período que pretende ficar apenas na companhia dos livros.

💰 Fonte de Renda

Também não poderia deixar de mencionar o óbvio, algo que sem dúvida deve ser considerado por todos os examinandos na hora de decidir deixar de lado o mercado de trabalho para unicamente para estudar, o dinheiro.

Salvo, é claro, se a pessoa possui alguma fonte de renda que não dependa do seu investimento de tempo. Mas a regra é que sem trabalho, não há remuneração.

Ou seja, se for decidir por não trabalhar, é importante ter em mente que estudar tem um custo e a preparação para exame de ordem exige um certo investimento.

Logo, antes de tomar alguma atitude, ter um planejamento financeiro bem formatado pode evitar desconfortos, endividamentos ou insuficiência de meios para que você alcance a aprovação na OAB.

⏰ Falta de tempo

Muitos optam por não trabalhar sob a justificativa de que o trabalho lhes toma tempo em demasia, horas que poderiam ser convertidas em aprendizado e, consequentemente, antecipando a aprovação no exame de ordem.

Todavia, é importante que o examinando faça uma análise sincera e verifique se não há alguma chance de que uma dose de organização, planejamento, um bom roteiro de estudos para 1ª fase e definição de prioridades, não sejam suficientes para resolver a questão.

E se realmente for necessário, é importante deixar claro para as pessoas que convivem com o estudante sobre o destino certo do seu esforço. Pois, não raro, elas que são próximas ao candidato tendem a “aproveitar”, entendendo que agora há “mais tempo livre”, e lhe requisitam para realização de afazeres e encontros sociais dos mais diversos gêneros.

Diga com tranquilidade: “Não posso, tenho que estudar”.

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado

📅 Ausência de rotina

Outra coisa relevante para ser levada em consideração, é se o candidato se sente pronto para lidar com toda a liberdade que a falta de trabalho traz. O que em princípio parece ser uma vantagem, deve ser visto com muita cautela, pois, “grandes poderes remetem a grandes responsabilidades” – Ben Parker.

Você deve substituir seu trabalho pela rotina de estudos, integralmente. Seu trabalho agora é estudar, evitando, assim, o desperdício de tempo e a perda do foco.

📝 Aprendizado prático

Esta quinta e última observação serve apenas para as pessoas que estão em algum trabalho que esteja intimamente ligado ao Direito.

Superada a possibilidade do lugar em que a pessoa trabalhe seja tóxico, com horários incoerentes e exigências exageradas, o exercício profissional que possibilita a aplicação do conteúdo em casos práticos pode ser bastante positivo para o processo de aprendizado.

Então, antes que o estudante decida largar o trabalho na área, é interessante que se tenha consciência da importância desse contato com o conhecimento jurídico diariamente, o que pode ser uma grande vantagem, por exemplo, na 2ª fase da OAB.

E você?

Acha que vale a pena largar o emprego para ficar apenas estudando?

Registre sua opinião na seção de comentários logo abaixo.

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Referências:

[1] 05 Coisas que você precisa saber antes de Largar o Emprego para Empreender. Disponível em: 30 de agosto de 2019.