Como Estudar para Exame da OAB? A Base de sua Aprovação está aqui!

Como Estudar para Exame da OAB? A Base de sua Aprovação está aqui!

Como Estudar para Exame da OAB?
Eis um questionamento que muitos aspirantes à advocacia enfrentam: “Como estudar para Exame da OAB?” A resposta, vos digo, é surpreendentemente mais fácil do que você imagina, mas não tão simples quanto você deseja
 
Se fosse tão fácil, aliás, não teríamos o índice de aprovação médio de 19% (dezenove por cento) – como o histórico do Exame de Ordem atesta.
 
Sem sombra de dúvidas, o que trarei nesta publicação não se trata de uma fórmula mágica ou de uma única maneira de ser aprovado na Prova da OAB, mas, sim, de uma análise de fatos que corroboram com o que sustento a muito tempo ser a BASE DO ESTUDO PARA OAB.

Mas Então, Como estudar para Exame da OAB?

Circulam em periódicos de notícias diversas histórias de aprovação na OAB, algumas exaltando a persistência de quem fez até 21 vezes a prova até passar, bem como aquelas em que pessoas do 1º nível do curso de Direito lograram êxito no certame. Em ambos os casos, existem lições a serem extraídas.
 
Em relação aos que foram aprovados precocemente, destaco dois relatos:
 

Thays, à época matriculada no 2º período da Faculdade de Direito Católica de Rondônia, com 18 anos, foi aprovada no Exame de Ordem e declarou, em entrevista concedida à Carta Forense,  que sua preparação para 1º fase  se resumiu em fazer vários exercícios, mesmo aprendendo sobre aquele conteúdo com o gabarito das questões”. Aduzindo, ainda, que “como é de regra para quem faz essa primeira fase, estudou o Estatuto e o Código de Ética da OAB com atenção, pois sabia que para acertar todas as questões de Deontologia Jurídica era essencial”.

Outro caso semelhante é o de João Artur Avelino, de 31 anos, que conseguiu a sua aprovação estando matriculado no primeiro ano de faculdade. Em entrevista ao G1, afirmou que pretendia realizar 15 provas da OAB até a conclusão do curso de Direito, mas, para sua surpresa, logo no início conseguiu um resultado positivo. Esse seu objetivo, de fazer diversas edições da prova até o fim da graduação, tinha um objetivo muito claro, adquirir experiência ao praticar questões. Um conceito que ele trouxe da sua caminhada como concurseiro.

 
Por essa razão, atribuiu o seu êxito a sua experiência em questões de concursos públicos que já havia realizado, na sua maioria federais. Dizendo, ainda, que ficou surpreso com sua aprovação, já que não estudava muito.
 
Portanto, meus caros, há claramente um ponto convergente, que levou ambos os estudantes calouros à Aprovação na Prova da OAB mesmo sem conhecimento aprofundado no Direito, a realização de simulados e experiência com provas anteriores. O que demonstra, de plano, o quão pragmática pode ser a avaliação da OAB, possibilitando que pessoas sem experiência jurídica, ou seja, que, em tese, não teriam condições de atuar na advocacia, consigam superar a avaliação de competência profissional que lhes possibilitaria ingressar no mercado de trabalho.
 
Então, eis o pulo do gato, algo que defendo como a melhor forma de preparação para enfrentar o Exame de Ordem.
 
 

Estudo Prático na Preparação para Exame de Ordem

A Base do Estudo Eficaz para enfrentar o Exame de Ordem é a REALIZAÇÃO DE SIMULADOS DE PROVAS ANTERIORES. Ou seja, independentemente da forma que você escolher para estudar, é imprescindível que em seu método você inclua a realização de provas anteriores, a fim de superar o certame com mais tranquilidade.
 
Além disso, há o fato de que o Exame de Ordem possui três edições por ano. Portanto, sempre haverá um bom volume de conteúdo a ser aproveitado, constantemente atualizado, possibilitando que o candidato tenha um verdadeiro Raio-X do seu desempenho, bem como da forma como a prova se apresenta de fato, quando realiza um simulado da prova da OAB.
 
Principais vantagens doo estudo através de simulados:

  • Vivência da forma real como o conteúdo será exigido na prova;
  • Constatação dos seus pontos fortes e fracos;
  • Experiência na gestão de tempo para a prova;
  • Cada alternativa da questão pode trazer um ensinamento diverso sobre o tema;
  • Habituar-se aos temas mais recorrentes.

 
 
Quanto maior o número de simulados, mais perto você estará de ser aprovado!
Portanto, a partir de hoje quando você encontrar um amigo perdido em sua Preparação para Exame de Ordem, ou quando ouvir a costumeira pergunta “Como estudar para Exame da OAB?”, você sabe que poderá ajudar essa pessoa de alguma forma, nem que seja lhe recomendando esta postagem.
 
Estamos Combinados?
Então não se esqueça de compartilhar essa postagem com seus amigos e deixar sua opinião logo abaixo para podermos conversar mais a respeito!!
 
Bons estudos.
 
 

Deseja sua Aprovação na OAB?

Estude através das Provas Anteriores do Exame de Ordem!

Se você está com dificuldades para conquistar sua aprovação no Exame de Ordem você PRECISA conhecer os serviços do site Prova da Ordem, especializado na aprovação de bacharéis em direito no Exame da OAB. Ao longo dos anos em que o Exame de Ordem é aplicado, o site Prova da Ordem construiu uma base de conhecimento GIGANTESCA sobre o Exame, comportando em sua base de dados mais de 100 provas de 1ª e 2ª fase para que bacharéis de direito possam se preparar para o Exame de Ordem. Nas provas objetivas, a equipe de site fornece comentário sobre cada alternativa, apresentando fundamento legal ou jurisprudencial utilizado para interpretar a assertiva como falsa ou verdadeira. Para os examinandos de 2ª fase, o site disponibiliza um sistema online para que o examinando possa corrigir sua peça e questões discursivas, tudo isso sem sair de casa, ao alcance de um clique.
 
Para mais detalhes sobre como conquistar sua aprovação na OAB, clique aqui.