Aprovação na OAB: Talento ou Dedicação?

Aprovação na OAB: Talento ou Dedicação?

Aprovação no Exame da OAB: Talento ou Dedicação?
Dedicação é uma das palavras mais utilizadas aqui no blog do site Prova da Ordem, principalmente quando o assunto é o Exame da OAB. Com o grande volume de assuntos cobrados no edital e o crescente nível de dificuldade, essa constatação não poderia ser diferente. Se você busca sua aprovação, mas tem receios em relação a sua capacidade para enfrentar a prova, essa matéria foi redigida para você!
 
Você com certeza já conheceu muitas pessoas talentosas. Independente do talento em si, essa é uma constante em nosso dia-a-dia. Você provavelmente conhece alguém com muita habilidade para a prática de esportes, alguém talvez com uma facilidade excepcional em lidar com números ou até algum conhecido que se destaque pelo dom da palavra, com extrema capacidade de persuasão. Ao fazer essa constatação, gostaria que você fizesse uma reflexão: será que esses talentos são dons de nascença, ou foram lapidados ao longo dos anos?

Você acredita que seria capaz de atingir os feitos de qualquer outra pessoa desse mundo, se pudesse despender da mesma dedicação?

 
Você talvez ainda não esteja preparado para ouvir isso, mas a única diferença que separa o amador de um expert é a dedicação. Qualquer pessoa pode ser um gênio, passar no mais disputado concurso ou alcançar o nível hierárquico mais elevado na empresa em que trabalha se o mantiver o FOCO em sua constante evolução.
 
Você pode não ter a menor aptidão para a música, mas caso tenha diligência, ou ao menos desenvolva essa qualidade, poderá ser um músico de grande prestígio. Logicamente você precisará de muita dedicação e estar disposto a fazer renúncias pra alcançar seu objetivo, o que muitos não estão dispostos a fazer e, por isso, FRACASSAM. Mas o melhor de tudo é saber que nunca é tarde para começar! Se você tem 20 anos de idade e começar a estudar música ainda hoje, chegará aos 40 anos com 20 anos de prática, podendo construir uma grande carreira de sucesso. Se você começar aos 40 anos, chegará nos 60 com bagagem para poder conquistar seu espaço na música, se assim for de seu interesse. A tese de que qualquer pessoa tem potencial para tornar-se um expert em qualquer área tem recebido grande suporte de pesquisas científicas.
 
A exemplo disto, destacamos o trabalho do neurocientista Dr. K. Anders Ericsson, da Universidade Estadual da Flórida (EUA), que estuda gênios, prodígios e experts por mais de 20 anos. Em seu recente artigo, A view from the expert-performance approach, Anders concluiu que não basta apenas a repetição incansável de uma atividade, mas a procura por um nível de controle em cada aspecto da atividade escolhida. A maioria das pessoas chega somente até um estágio do desenvolvimento, não havendo dedicação por tempo suficiente para atingir patamares relevantes de evolução, sendo a falta de ambição um dos fatores a mantê-los na zona da mediocridade.
 
Para Anders, os “dons naturais” são meras consequências da manutenção do FOCO em determinada atividade por longos períodos, sendo o talento um resultado direto da dedicação e da ambição pelo alcance de resultados mais expressivos. Sendo assim, qualquer pessoa que com dedicação suficiente poderá evoluir significativamente em qualquer atividade, com observância as limitações físicas de cada indivíduo. A seguir, apresentamos graficamente algumas das conclusões de seu estudo.
 

Gráfico Dr. Anderson - Desistente, Amador ou Expert?

 
 
A análise do gráfico é bem simples. Qualquer pessoa que se dedicar por tempo suficiente a uma atividade e conseguir vencer a barreira da paixão, passando a ter grande prazer nessa atividade, poderá tornar-se um expert. Segundo Anders, a parte genética do indivíduo ou o ambiente em que vive não contribui mais do que 1% para que ele se torne um expert. Os amadores são os que perdem a ambição e passam a ficar satisfeitos com o nível em que estão. Os desistes são aqueles que acreditam não valer à pena continuar devido ao esforço necessário; ou que as renúncias a serem feitas são maiores que sua ambição.
 
A seguir, para aumentar sua crença na tese de Anders, separamos algumas mensagens de grandes personalidades em diferentes áreas. Perceba como a dedicação e a ambição fazem ou fizeram parte da evolução de cada um deles.



Mensagens de Grandes Experts em suas áreas

Errei mais de 9.000 cestas e perdi quase 300 jogos. Em 26 diferentes finais de partidas fui encarregado de jogar a bola que venceria o jogo… e falhei. Eu tenho uma história repleta de falhas e fracassos em minha vida. E é exatamente por isso que sou um sucesso.
– Michael Jordan

Você pode ter qualquer coisa que você queira, se você quer o bastante. Você pode ser qualquer coisa que você queria ser, fazer qualquer coisa que você decidiu conseguir, se você manter o seu desejo com firmeza de propósito.
– Abraham Lincoln

Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você irá se focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas idéias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente.
– Steve Jobs

Não é que eu seja tão esperto. É que eu tento resolver os problemas por mais tempo.
– Albert Einstein

No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.
– Ayrton Senna

 
 

 
 

A tese do Dr. Anders e sua aplicação na Preparação para Exame da OAB

Se você está lendo este artigo é porque vem se preparando para enfrentar o Exame de Ordem. Decidimos fazer essa matéria pois, não raro, recebemos em nossos canais de atendimento inúmeros examinandos que já tentaram o certame em diversas oportunidades sem sucesso ou que já não acreditam mais no seu potencial e estão prestes a desistir!
 
Nosso maior intuito é ascender uma luz no fim do túnel, fazer você voltar a acreditar no seu potencial e trazê-lo de volta aos trilhos da aprovação. Não adianta toda Equipe do site Prova da Ordem preparar inúmeros materiais excelentes para sua preparação, se você mesmo não acreditar que sua aprovação é possível e que somente através da dedicação pelo tempo suficiente que você conseguirá lograr êxito. Já tratamos em outras oportunidades aqui no Blog do site Prova da Ordem sobre como vencer a barreira da paixão, na matéria Preparação para Exame da OAB e o prazer em Aprender. Mas a chave para sua aprovação você não encontrará nem nos artigos que semanalmente postamos, nem no Acesso Premium de nosso ambiente virtual de estudos; se você deseja sua aprovação, ou alcançar qualquer outro objetivo em sua vida, a resposta você encontrará buscando dentro de você mesmo!
 

Você realmente deseja sua aprovação?
Já está preparado a fazer as renúncias que o levarão a lograr êxito no Exame?
Contem sempre conosco!


Deseja sua Aprovação na 1ª Fase da OAB?

Estude através das Provas Anteriores do Exame de Ordem!

Se você está com dificuldades para conquistar sua aprovação no Exame de Ordem você PRECISA conhecer os serviços do site Prova da Ordem, especializado na aprovação de bacharéis em direito no Exame da OAB. Ao longo dos anos em que o Exame de Ordem é aplicado, o site Prova da Ordem construiu uma base de conhecimento GIGANTESCA sobre o Exame, comportando em sua base de dados mais de 100 provas de 1ª e 2ª fase para que bacharéis de direito possam se preparar para o Exame de Ordem. Nas provas objetivas, a equipe de site fornece comentário sobre cada alternativa, apresentando fundamento legal ou jurisprudencial utilizado para interpretar a assertiva como falsa ou verdadeira. Para os examinandos de 2ª fase, o site disponibiliza um sistema online para que o examinando possa corrigir sua peça e questões discursivas, tudo isso sem sair de casa, ao alcance de um clique.
 
Além das provas disponíveis para estudo, o site também fornece material atualizado para sua melhor preparação, com resumos, apostilas, arquivos para download (planilhas, mapas mentais, cronogramas de estudo, etc), legislação em áudio e videoaulas públicas do youtube criteriosamente selecionadas.
 
Para mais detalhes sobre como conquistar sua aprovação na OAB, clique aqui.