Pressão Familiar durante a Preparação para Exame da OAB

Pressão Familiar durante a Preparação para Exame da OAB

pressão familiar na preparação para exame da oab

Na matéria de hoje, trazemos o artigo de Lucas Àvila, advogado e editor do Blog Assim Passei, que faz uma alusão da Pressão Familiar durante o processo de preparação para o Exame da OAB. E será que você nunca passou por isso? Vamos lá Lucas! Conte um pouco de sua experiência!

Família: Tradicional fonte de amor, conselhos, palavras amáveis, apoio emocional e aquela comida especial que só a sua mãe faz. No entanto, muitas vezes, também é ruim quando se trata de viver a vida que você quer. Vamos à realidade: você provavelmente deve muito a sua família, mas, ao mesmo tempo, não quer sabotar os seus sonhos.

Quando eu ainda estava na luta pela aprovação no Exame de Ordem também senti muita pressão, principalmente do meu pai, que sempre desejou que eu seguisse o caminho da advocacia. Mesmo que na época do vestibular não tenha sido esta a primeira opção a passar pela minha cabeça. Com o tempo descobri o meu caminho no Direito, mas isso é assunto para outra hora.

Conheçam Meu Trabalho

Ao final da minha graduação, na época ainda não havia a possibilidade de prestar o Exame nas últimas fases, a aprovação no Exame de Ordem tornou-se mais que uma obrigação. A pressão foi tamanha que se tornou um obstáculo a mais durante o processo de preparação para a prova.

Há algum tempo, já aprovado no Exame de Ordem, larguei tudo e mudei de Estado, e embora isso não tenha satisfeito integralmente meus familiares, que gostariam que talvez eu houvesse permanecido em minha cidade natal e construído tradição na advocacia em uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, sem dúvida esta foi a melhor opção que eu podia ter feito para minha realização pessoal. Hoje eles estão mais cientes disso.

Na maioria das vezes, os familiares próximos, como seus pais, avós, irmãos e irmãs têm boas intenções quando tentam incentivá-lo ao alcance de determinado objetivo. O desejo deles é o seu bem e isso é natural que aconteça em uma família. Mas, isso não significa que eles sabem exatamente o que você deve fazer para alcançar este objetivo.

A forma como decidi estudar, com o auxílio da internet e através de cursos online não agradava a minha família, que acreditava que minhas reprovações passavam diretamente pela ineficiência dos cursos à distância (EAD). Mesmo tendo os seus prós e contras, com certeza não era esse o fator decisivo para que eu não lograsse êxito. E foi através dos cursos online que cheguei lá.

 

Pressão familiar para sua aprovação no Exame da OAB e o stress gerado

Você deve entender que seus pais viveram uma outra época, a nossa sociedade mudou muito na última década, e é elementar que seus familiares mais velhos, com 40, 50 anos tenham uma compreensão diferente sobre a forma que você estuda, como está o acesso à informação nos dias de hoje e, muitas vezes, até mesmo do que efetivamente se trata o próprio Exame de Ordem.

 
 

Os seus conhecimentos, neste caso, embora bem intencionados, devem passar pelo seu filtro da tolerância para que você não atrite desnecessariamente e aumente a pressão da sua família, prejudicando a sua concentração.

E isso não se aplica apenas aos mais jovens, que ainda são imaturos e dependentes financeiramente dos seus pais. Inclusive adultos experientes e independentes podem sofrer este tipo de pressão.

A pressão familiar é muito intensa e difícil de ser ignorada para a maioria das pessoas, o que pode trazer muitos malefícios.

 


“Não se apegar a nenhuma pessoa, fosse ela a mais cara – toda pessoa é uma prisão e também um esconderijo”.
 
-Friedrich Nietzsche

 

 
 

Resolvendo Conflitos Familiares

A boa notícia é que é possível lidar com essa pressão da família. Aqui estão algumas dicas que podem lhe ajudar:

  • Você não precisa agradar sua família: Deixe claro seu desejo pelo objetivo a que está se propondo, neste caso o Exame de Ordem, e os tranquilize sobre a forma que você escolheu para cumprir sua meta. Na maioria das vezes, o medo da sua família não é do de que você fracasse, mas sim, que você desista.
  • Aprenda a se comunicar assertivamente: Comunicação assertiva é uma das mais poderosas habilidades que você pode desenvolver. Ela propõe que você se expresse de forma clara, direta, a partir de um posicionamento lúcido e de respeito a intervenção. Evite um debate circular, que não leve a decisões conclusivas.
  • Estabeleça uma distância entre você e os outros: Se você vive na mesma residência ou convive muito próximo dos seus pais e demais familiares, é importante que você limite este tempo de convivência. Reserve mais tempo para estudar e realizar atividades individuais. Não é porque você está estudando para o Exame de Ordem que você não terá mais vida social, então inclua no seu cronograma atividades com essa finalidade. Sair do ambiente que o pressiona é fundamental para sua saúde mental.
  •  
     

    Claro que estes são apenas alguns dos pontos a serem considerados. Tentei resumir um pouco de minha experiência em lidar com conflitos familiares após minha aprovação do Exame da OAB, quando já me considero apto a fazer uma análise como se estivesse de fora desse contexto (e claro, sem toda a pressão que recaía sobre meus ombros).

    Mas lembre-se: a coisa mais importante é a agir! Evite o conflito e foque na sua preparação!

    Contem sempre comigo!

     
     

    Não perca mais tempo
    Comece sua preparação para OAB hoje mesmo!