Aprovação no Exame de Ordem: Mérito ou Obrigação?

Aprovação no Exame de Ordem: Mérito ou Obrigação?

Aprovação no Exame de Ordem:: obrigação ou mérito?

Para a maioria das pessoas, ser aprovado no Exame de Ordem é a mais PURA obrigação. Não só entre os examinandos, mas principalmente entre familiares e amigos que, na maioria dos casos, desconhecem da dificuldade da prova na atualidade.

Afinal, para a grande maioria, quem estudou durante 5 anos para se tornar Bacharel em Direito, devia ter a OBRIGAÇÃO de passar com louvor pela prova que ateste seus conhecimentos.

Provavelmente esta seja a maior causa da pressão sentida pelos examinandos que prestam o Exame de Ordem e com certeza isso não melhora em nada as chances de aprovação. Mas essa problemática tem outras perspectivas.

A cobrança excessiva pela aprovação no exame não é uma peculiaridade dos círculos de amizades dos examinandos e de seus familiares.

Os próprios examinandos tendem a fazer muitas cobranças por resultados expressivos na prova, algo que de fato não ajuda em nada.

Diante da pressão expressiva e a consequente ausência de bons resultados, o examinando acaba por eleger caminhos que não os levarão a lugar algum.

Não raro, percebemos dentre os usuários que se preparam para a prova através do ambiente virtual de estudos do curso Prova Ordem e tantos outros que nos procuram cometem sempre o mesmo erro: estudam para passar (memorização) ao invés de estudar para aprender (assimilação).

Aliás, talvez essa afirmação devesse ser apresentada de forma diferente, dada sua relevância para a matéria de hoje.

Encontrar examinandos da OAB estudando para ampliar seus conhecimentos é bastante raro; ao invés disso, os mesmos fazem uma preparação com menos da metade do tempo necessário,utilizando de macetes e demais artifícios para estimular sua memória, ao invés de buscar o completo entendimento acerca da matéria estudada.
 

 

📌 Mas será que esse panorama pode ser modificado?

⚜️ Como mudar o foco dos examinandos para resultados de médio a longo prazo?

Esse tipo de questionamento é de grande valia para a melhoria do Ensino Jurídico no Brasil, mas também um objetivo muito difícil de ser alcançado. A juventude de hoje em dia vive na era do imediatismo.

Consideram 2 meses de estudos uma ampla e abrangente preparação para o Exame de Ordem, mas se surpreendem quando o resultado da prova diverge de suas expectativas.

Uma dos grandes paradigmas que precisa ser quebrado é que a aprovação no Exame da OAB deve ser a meta do examinando; em detrimento ao real objetivo, que seria a ampliação de conhecimentos para melhor atendimento das demandas jurídicas do mercado de trabalho.

Se a aprovação no Exame da OAB não fosse vista como a linha de chegada, mas como uma etapa no processo de consolidação do profissional na carreira jurídica, talvez não teríamos índices de reprovação tão elevados como vistos nas últimas edições da prova.

O examinando que almeja lograr êxito na próxima edição do Exame de Ordem deve ter em mente que, muito mais importante que o resultado da prova em si,o maior proveito desse Exame está no processo e não no resultado final.

Ou seja, a preparação para a prova tem muito mais a agregar em sua carreira do que sua aprovação, afinal,quando você estiver no mercado de trabalho, procurando emprego ou atuando como advogado liberal, ninguém vai querer saber se você foi aprovado com louvor ou fechou 40 acertos na 1ª fase com aquela questão anulada. Em contrapartida, você sempre será avaliado pelos conhecimentos que tiver adquirido ou não ao longo de sua trajetória profissional.

Seja qual for a carreira jurídica pretendida, tenha em mento que fazer uma boa preparação para o Exame de Ordem somente tem a agregar ao seu futuro profissional. Por esse motivo, encare a prova de forma leve, objetivando o aprendizado ao invés do resultado em si.

Seu compromisso deve ser com seu futuro, seu conhecimento, sua carreira. O resultado da prova só servirá para atestar que você está pronto para alcançar novos desafios em sua carreira!!!
 
 
 

📌 Qual sua opinião?

⚜️ A Aprovação no Exame de Ordem é questão de Mérito ou Obrigação?

 
Algumas dicas para sua aprovação no Exame de Ordem

👉 1ª Fase Mitos e Verdades sobre o Exame de Ordem

👉 IMPERDÍVEL: Assuntos mais cobrados no Exame de Ordem

👉 Avaliação de 10 Técnicas de Estudos para sua aprovação no Exame da OAB e Concursos

 
 

Curso Turbo para 1ª Fase OABCurso Turbo para 1ª Fase OAB

Passe estudando menos do que você imagina na 1ª Fase!

  • Videoaulas Objetivas e SEM enrolação;
  • Inclui Combo com 28 Apostilas
  • Acesso à Plataforma de Questões Comentadas;
  • Melhor preço do mercado.

SAIBA MAISrecomendado