21 Tentativas antes da Aprovação – Quem Acredita Sempre Alcança!

21 Tentativas antes da Aprovação – Quem Acredita Sempre Alcança!

pestou 21 vezes o exame da OAB antes de conquistar sua aprovação - José Luiz Moura de Olindo
Olá OABeiros!
 
Poucos dias após a 2ª fase do Exame de Ordem surge uma história na internet para lá de inspiradora e muito emblemática ao mesmo tempo.
 
Façam a leitura e acompanhem logo em seguida o destaque de um ponto muito importante do relato e que pode servir para muitos examinandos:
 

“Ele que nunca mediu esforços, trabalhava o dia todo no escritório do irmão (Doutor David Moura de Olindo), e estudava de noite. Com a rotina agitada, o tempo para estudar durante o dia era mínimo. Os horários de almoço ficavam curtos, pois morava distante do trabalho, na região do Carandazal, e muitas vezes ia a pé. E foram 5 anos ‘matando um leão por dia’.
 
Em 2007 colou grau, e no início de 2008 se formou. Os desafios começaram aí, e a história da sua persistência e vontade de vencer também, começam a ser testadas.
 
 
Desafios da OAB
 
‘Zé Luiz’ sabia o que o aguardava, só não imaginava que teria que ser insistente no sonho. E em 2008 fez seu primeiro Exame da OAB. Porém, não conseguiu êxito. Mas não desistiu. Estudou muito, começou a ler todos os códigos dias antes de cada prova, levando isso como hábito. Fez somente dois cursinhos, sendo um no terceiro e no último exame.
 
As matérias que mais gosta, sempre foram Ética profissional, Direito civil e penal. Ele conta que passado um tempo de duração das provas, ia cansando, como eram as últimas questões as que mais gostava, fazia as provas de trás pra frente. Nos últimos exames, começou a guardar pra si mesmo a ansiedade e datas das provas, por conta de toda a ‘pressão’ que causava (inclusive na última prova foi sozinho).
 
Foram 21 exames feitos, sem desistir sempre. E em fevereiro de 2015 foi aprovado. Um sonho sendo realizado, e uma felicidade sem explicação. Porém, na data, estava trabalhando como Diretor de Trânsito, pintava muros, placas, (e não tem vergonha em dizer) o que viesse. Pediu demissão do seu cargo e em agosto de 2015 pegou a carteira da OAB. Não só ele, como a família toda vibraram com a sua conquista.
 
Anos de luta para os dias de glória chegarem. Hoje o Doutor José Luiz Moura de Olindo, atua no escritório de advocacia Moura de Olindo, juntamente do irmão que lhe cedeu uma sala. Diz que tudo foi no tempo em que Deus planejou. Era pra ter iniciado em 2008, aprovado em 2015, sem questionar. E deixa uma lição de vida por tudo que passou, sem desistir ou questionar.”

 
Fonte: Região News

 
 

Quanto mais você reprova, mais difícil fica a Aprovação – Por quê?

Esse é um fato relevante sobre o Exame de Ordem, mas que costuma passar batido: Quanto mais você reprovar na Prova da OAB, a impressão é de que mais difícil ela fica. É algo que sempre disse em meus escritos aqui no blog Prova da Ordem e a maioria dos meus alunos de Coach para OAB se identifica quando abordo o tema.
 
E a principal razão para que isso se materialize, é ter dificuldade para lidar com a pressão interna e externa que recai sobre nós depois de algumas reprovações. É uma tarefa complexa a compreensão dos porquês que te levam à reprovação apesar de se estar estudar e fazendo tudo que está ao seu alcance para lograr êxito no certame. Aceitar que a aprovação no Exame de Ordem passa por muitos outros fatores além do simples ato de estudar não é algo simples, e explicar isso para quem questiona é ainda mais complicado.
 
A história do nosso colega José Luiz Moura de Olindo deixa isso muito claro, uma vez que a partir de determinado momento ele passou inclusive a guardar para si as datas das provas a fim de diminuir a pressão que, inegavelmente, recai sobre a maioria dos examinandos da Prova da OAB. Ou seja, apesar de estar totalmente familiarizado com a prova; ter sempre trabalhado em um escritório de advocacia com seu irmão durante a sua formação; e, ter feito um número expressivo de provas que lhe permitia saber exatamente por onde a banca iria explorar o conteúdo, ele acabava sucumbindo à ansiedade potencializada por cada reprovação.
 
Apesar disso tudo, José Luiz apresentou uma das qualidades que sempre destaco como um dos pilares para quem se dispõe a enfrentar provas e avaliações quaisquer que sejam, a RESILIÊNCIA.
 
 

Confira: Como contornar a Ansiedade para o Exame da OAB?

 
 
Tavares define Resiliência como “a capacidade de responder de forma mais consistente aos desafios e dificuldades, de reagir com flexibilidade e capacidade de recuperação diante de desafios e circunstâncias desfavoráveis, obtendo uma atitude otimista, positiva e perseverante e mantendo um equilíbrio dinâmico durante e após os embates” – Fonte: RH Portal
 
Ao final, José Luiz, em vez de ficar revoltado ou alimentar circularmente o sentimento de injustiça diante das dificuldades que se apresentavam e das repetidas reprovações, diz, ao final, “que tudo foi no tempo em que Deus planejou.”
 
O que para alguns pode soar como conformismo, talvez tenha sido o grande diferencial que fez com que ele não deixasse de perseguir o seu objetivo, pois sabia que tudo faria sentido quando ele fosse alcançado.
 
Por isso, se você levou bomba uma, duas, três, quatro, cinco, seis vezes ou mais na Prova da OAB, não importa. Saiba que ao final, quando você for aprovado – e quem não desiste fatalmente o será em algum momento -, pouco importará o número de vezes que foram necessárias para que você obtivesse êxito. Será você, sua carteira da OAB e novos objetivos para serem alcançados na sua vida.
 
Então, se seus pensamentos estão indo no sentido de desistir, lembre-se que “quem acredita sempre alcança!” – Renato Russo.
 
Bons estudos para o Exame de Ordem!
 

 
 

Confira: Projeto OAB 2017 – O Guia de sua Aprovação

 
 

Ferramentas para monitorar sua preparação para o Exame da OAB

Sempre há aqueles que preferem reinventar a roda e isso é um fato incontestável. Por mais que outras pessoas já tenham esgotado essa primordial invenção, tem gente que prefere inventá-la por conta própria, perdendo o foco naquilo que realmente importa. Caso você não tenha tempo a perder, gostaríamos de propor a utilização de uma ferramenta excelente para monitoramento de sua preparação para Exame de Ordem, levando em consideração justamente o tema central deste artigo, o MAPEAMENTO de competências / conhecimentos para sua aprovação.
 
Para que você possa otimizar seu tempo de estudo através da resolução de questões com acompanhamento de seu desempenho médio em cada matéria, gostaríamos de apresentar os serviços do site Prova da Ordem, especializado na aprovação de bacharéis em direito no Exame da OAB. Para seu melhor entendimento sobre alguns recursos do site, apresentamos as imagens a seguir, ilustrando como nosso sistema monitora seu aproveitamento médio por disciplina.
 
 

Gráfico monitoramento de desempenho médio por matéria

 
Ao longo dos anos em que o Exame de Ordem é aplicado, o site Prova da Ordem construiu uma base de conhecimento GIGANTESCA sobre o Exame, comportando em sua base de dados mais de 100 provas de 1ª e 2ª fase para que bacharéis de direito possam se preparar para o Exame de Ordem. Nas provas objetivas, a equipe de site fornece comentário sobre cada alternativa, apresentando fundamento legal ou jurisprudencial utilizado para interpretar a assertiva como falsa ou verdadeira. Para os examinandos de 2ª fase, o site disponibiliza um sistema online para que o examinando possa corrigir sua peça e questões discursivas, tudo isso sem sair de casa, ao alcance de um clique.
 
Para mais detalhes sobre como conquistar sua aprovação na OAB, clique aqui.