1ª Fase da OAB – Há tempo para Estudar TUDO?

1ª Fase da OAB – Há tempo para Estudar TUDO?

roteiro de estudos emergencial para 1ª fase oab - exame de ordem
Olá, OABeiro.
 
Faltando pouco mais de 40 dias para a 1ª fase da Prova da OAB, já começam a surgir os primeiros sintomas de desespero entre os candidatos, muitos acreditando que não darão conta de estudar todo volume de conteúdo até a data da avaliação.
 
Mas como diria o filósofo contemporâneo Mario Sérgio Cortella, não se desespere!
 
Você com certeza não é o primeiro, nem será o último a sofrer por ter perdido o dia fazendo inutilidades – ou coisas não urgentes – em detrimento daquilo que realmente era importante fazer. Que, no seu caso, que se prepara para o exame de ordem, é estudar!
 
No âmbito da administração é comum se ouvir falar da Lei de Parkinson, segundo a qual “O trabalho se expande de modo a preencher o tempo disponível para a sua realização”.
 
Segundo este “fenômeno”, existe uma tendência de que nos ajustemos a usar todo o prazo disponível para realizar uma determinada tarefa, independentemente do seu nível de complexidade.
 
Ou seja, se você tem todo o dia para fazer um simulado, provavelmente irá usar o dia todo para fazê-lo. E o mesmo vale para videoaulas e afins.
 
Todavia, essa “lei” não é absoluta e você pode escapar dela tendo alguns hábitos que irão lhe ajudar a driblar essa tendência.
 
Neste artigo, listarei alguns hábitos que atrapalham seus estudos.

Ser multitarefa

Ser multitarefa atrapalha os estudos para exame da OAB
Não sei exatamente de onde veio essa “tendência multitarefa” dos dias atuais, mas uma coisa é certa e você deve aceitar, não somos capazes de fazer mais de uma coisa que exija concentração, ao mesmo tempo. Ou você estuda ou fala no celular; ou você escreve ou assiste um programa de TV.
 
 
Segundo o jornal britânico Daily Telegraph “os cientistas concluíram que o lobo frontal responsável pelas funções cerebrais sofisticadas é capaz de dividir entre os hemisférios da direita e esquerda duas diferentes tarefas. Contudo, ao adicionarmos outra atividade, o cérebro não é capaz de direcioná-la, confundindo todos os processos. “Os dois lobos frontais normalmente agem em conjunto, mas são capazes de se dividir para atingir objetivos independentes”, explicou o estudo.”
 
Ou seja, fazer coisas ao mesmo tempo com eficiência e qualidade é praticamente impossível para a nossa mente. Seu cérebro estará, no máximo, alternando entre tarefas e, consequentemente, perdendo mais tempo para realizar ambas, uma vez que a sua concentração deverá ser recuperada a cada troca.
 
 

 
 

Deixar para estudar no fim do dia

Já falei aqui no blog do Prova da Ordem sobre o melhor horário para estudar para o exame de ordem. Mas, em suma, você há de concordar que o final do dia é, normalmente, o horário em que o corpo e a mente estão mais cansados.
 
Em que pese para muitos não haja outra saída senão estudar no horário noturno, sendo possível, é preferível que você, até por uma questão de prioridade, antes de qualquer coisa, estude.
 
Todavia, sem dúvida será muito mais eficiente acordar mais cedo para estudar do que deixar isso para o fim do dia. Isso não apenas por uma questão de disposição mental, mas, também, porque há uma maior chance de você não concluir o seu estudo por estar cansado ao final do dia do que se escolheu começar o dia por ele.

Estudar com messengers abertos

Estudar com messengers abertos atrapalha os estudos para exame da OAB
Acompanhar o que acontece nos grupos de WhatsApp, bem como ler e responder e-mails enquanto estuda, está na categoria de “multitarefa”.
 
É imperioso que você determine que somente irá checar suas mensagens após ter cumprido determinada tarefa ou apenas em horários determinados (intervalos de estudo, horário de almoço, fim do dia etc). Para assuntos urgentes, embora hoje isso esteja cada vez sendo usado com menos frequência, as pessoas sempre poderão lhe telefonar.
 
 

Não priorizar o exame de ordem

É normal e salutar que você tenha outras atividades, bem como planos de vida alternativos à advocacia. Todavia, não é possível que se dê peso igual a todos esses planos enquanto se está buscando a realização de um objetivo específico – no caso, a aprovação na Prova da OAB.
 
Você sempre deverá estabelecer uma prioridade e, para você que vai enfrentar o exame de ordem, ela deve ser a aprovação.
 
E o mesmo vale para as suas atividades diárias, estabeleça uma ordem de prioridade entre elas e se atenha a isso.
 
Assim, independentemente do que aconteça durante o dia, você terá feito aquilo que é mais importante. E é bem provável que você acabe percebendo que aquelas outras coisas nem eram tão importantes assim ou que poderiam ser feitas em um momento mais oportuno.
 
 

Navegar sem rumo na internet

Navegar sem rumo na internet atrapalha os estudos para exame da OAB
Você está lá estudando tranquilamente para a Prova da OAB, concentração no máximo, quando, de repente, se lembra de algum vídeo que deixou de assistir ou artigo/notícia que deixou de ler e que, por pura sabotagem, você resolve ver exatamente agora.
 
 
Então você começa a navegar e quando se dá conta está em algum lugar estranho da internet, lendo alguma coisa sobre paisagismo para locais de estudo, sem nem saber direito como foi parar ali. E você sabe que isso não é legal se estiver no seu horário de estudo. Quem nunca, não é mesmo?
 
Mas você deve ter em mente que recuperar a concentração depois de ter perdido o foco requer uso de bastante energia e tempo, coisas que são valiosíssimas em épocas de preparação para o exame de ordem.
 
A dica para evitar essa “fuga” de concentração é que sempre que você tiver alguma ideia ou lembrar de algo que irá lhe tirar do momento de estudo, você anote isso em um papel para realizar ao final, após ter concluído aquilo que está fazendo. Evitando, dessa forma, interrupções que só fazem com que você perca tempo.
 
Bons estudos!
 
 

Veja também

Oito hábitos que prejudicam seus estudos

 
 

Deseja sua Aprovação na OAB?

Estude através das Provas Anteriores do Exame de Ordem!

Se você está com dificuldades para conquistar sua aprovação no Exame de Ordem você PRECISA conhecer os serviços do site Prova da Ordem, especializado na aprovação de bacharéis em direito no Exame da OAB. Ao longo dos anos em que o Exame de Ordem é aplicado, o site Prova da Ordem construiu uma base de conhecimento GIGANTESCA sobre o Exame, comportando em sua base de dados mais de 100 provas de 1ª e 2ª fase para que bacharéis de direito possam se preparar para o Exame de Ordem. Nas provas objetivas, a equipe de site fornece comentário sobre cada alternativa, apresentando fundamento legal ou jurisprudencial utilizado para interpretar a assertiva como falsa ou verdadeira. Para os examinandos de 2ª fase, o site disponibiliza um sistema online para que o examinando possa corrigir sua peça e questões discursivas, tudo isso sem sair de casa, ao alcance de um clique.
 
Para mais detalhes sobre como conquistar sua aprovação na OAB, clique aqui.