1ª Fase OAB: Metas e Objetivos – Não dependa de Anulações

1ª Fase OAB: Metas e Objetivos – Não dependa de Anulações

Metas e Objetivos para Aprovação na 1ª fase da OAB
Olá caro examinando. Participo de alguns Grupos de Estudo no Facebook a fim de manter contato com quem está prestando o Exame de Ordem, trocar experiências e materiais, enfim.. E uma das coisas que se repete edição após edição da prova são candidatos que ficam entre 37 e 39 acertos na 1ª fase, dependendo de algumas anulações para avançar para a próxima etapa.
 
Em que pese exista a possibilidade de alguma questão vir a ser anulada, o histórico de anulações no Exame de Ordem não é muito animador. Considerando as últimas edições do certame, contar com essa chance seria bastante imprudente de sua parte.
 
Não obstante, devido ao período relativamente curto entre uma fase e outra, isso coloca o examinando frente ao seguinte dilema: Estudar para a próxima edição da 1ª fase ou estudar para a prova prático-profissional torcendo por alguma anulação?
 
E nesse momento, é bom lembrar, há que se ter muito CUIDADO. Embora o suporte para recursos apresentados por cursinhos preparatórios para OAB seja bastante útil, alguns cursos costumam explorar essa ocasião para angariar alunos, normalmente trazendo uma perspectiva mais esperançosa sobre as possibilidades de anulações. É preciso ter atenção!
 
De qualquer forma, independentemente de haver ou não alguma anulação e de hoje existir a repescagem, é uma situação desconfortável e desfavorável ao examinando. Com certeza o ideal é não ficar nesta situação.
 
E justamente por essa razão, trago nesta publicação um tema muito importante ao examinando que se prepara para o Exame da OAB. Meu artigo de hoje aqui no Blog do site Prova da Ordem versa sobre Metas e Objetivos, a fim de apresentar as diferenças entre ambos e aplicar esses conceitos na preparação para o Exame de Ordem. Meu intuito com esse material é fazer que você logre êxito no certame sem depender de anulações.
 
É normal que haja confusão entre ambos os termos ou que se tenha dificuldade na aplicação dos seus conceitos em razão disso. Primeiramente vejamos a diferença básica entre Meta e Objetivo: 

Objetivo

Objetivo é o nosso sonho, aquilo que se pretende alcançar e o faz acordar de manhã cedo sem reclamar, para aqueles que possuem um objetivo bem definido, logicamente. É o que justifica que façamos o que fazemos. O objetivo de quem estuda para o Exame da OAB, por exemplo, é tornar-se advogado.
 
 

Meta

Meta, por sua vez, é a quantificação do tempo e o processo a que você propõe para alcançar o objetivo almejado. Resolver 20 questões simuladas em uma hora, é um exemplo de meta.

Como trabalhar com metas e objetivos

Todo examinando que estabelece metas e objetivos se manterá mais MOTIVADO, disposto e confiante durante o processo de aprendizado. Para conseguir trabalhar adequadamente com essa ideia, o examinando deve observar três passos importantes:
 
 

 
 

Planejamento

Tudo começa com planejamento, você deve acordar sabendo o que estudar naquele dia. Tenha um cronograma de estudos bem definido e planilhas para acompanhamento do cumprimento de prazos e definição de prioridades.  Dessa forma você terá controle total do seu desempenho e poderá fazer ajustes conforme surjam necessidades ou sejam percebidas dificuldades em algum tema específico.
 
Aproveite e conheça os Roteiros de Estudo do site Prova da Ordem com o que estudar nos 120, 90, 60 e 30 dias que antecedem a prova.
 
 

Disciplina

Não perca o foco do seu objetivo e não deixe de cumprir as metas as quais você se propôs. Isso fará muita diferença no dia da prova. Siga seu cronograma de estudos, evitando ao máximo alterá-lo. Uma boa forma de aumentar seu comprometimento com o alcance de suas metas é assumi-las perante seus amigos, familiares e até namorada(o).
 
 

Espírito de Vencedor

Propor-se uma meta é desafiar-se. Alcança-lá é vencer a si mesmo. E através destas vitórias é que seu objetivo será alcançado. Ao passo que você cumpre suas metas, você terá cada vez mais segurança e tranquilidade para fazer muito mais que 40 questões.

Cuidado com metas “épicas”

É importante que o estudante não se proponha metas impossíveis ou muito difíceis de serem alcançadas. Isso poderá trazer dificuldades no momento de cumprí-las, servindo como forte agente desmotivador e comprometendo o sistema em si. Se a meta foi fácil de ser alcançada, vá gradativamente implementando metas mais desafiadoras.
 
Funciona mais ou menos como um jogo. Se você não está muito habituado e escolher a dificuldade máxima, pode ser que isso faça você desistir por não conseguir avançar. Então o recomendado é que você selecione o modo iniciante e apenas após pegar alguma experiência, avance para patamares mais desafiadores.
 
Observação Importante: metas não estão relacionadas apenas à aquisição de conhecimento material de cada disciplina ou resolução de questões em um tempo determinado. Se você sente dificuldades em ter organização, uma das suas metas, por exemplo, terá que ser tornar-se mais organizado; não tendo muito tempo para estudar, uma das suas metas poderá ser otimizar o seu tempo de estudo através da aplicação de técnicas de estudo que aumentem o seu rendimento. E assim por diante.
 
Se você ficou tão perto de passar ao ponto de ter esperanças de aprovação com algumas poucas anulações, com certeza alguns ajustes nas suas metas e objetivos poderão contribuir para sua aprovação.
 
 

Seu Objetivo é a Aprovação na 1ª Fase da OAB?

Estude através das Provas de Edições Anteriores do Exame de Ordem!

Se você está com dificuldades para conquistar sua aprovação no Exame de Ordem você PRECISA conhecer os serviços do site Prova da Ordem, especializado na aprovação de bacharéis em direito no Exame da OAB. Ao longo dos anos em que o Exame de Ordem é aplicado, o site Prova da Ordem construiu uma base de conhecimento GIGANTESCA sobre o Exame, comportando em sua base de dados mais de 100 provas de 1ª e 2ª fase para que bacharéis de direito possam se preparar para o Exame de Ordem. Nas provas objetivas, a equipe de site fornece comentário sobre cada alternativa, apresentando fundamento legal ou jurisprudencial utilizado para interpretar a assertiva como falsa ou verdadeira. Para os examinandos de 2ª fase, o site disponibiliza um sistema online para que o examinando possa corrigir sua peça e questões discursivas, tudo isso sem sair de casa, ao alcance de um clique.
 
Além das provas disponíveis para estudo, o site também fornece material atualizado para sua melhor preparação, com resumos, apostilas, arquivos para download (planilhas, mapas mentais, cronogramas de estudo, etc), legislação em áudio e videoaulas públicas do youtube criteriosamente selecionadas.
 
Para mais detalhes sobre como conquistar sua aprovação na OAB, clique aqui.