O que fazer com o pouco tempo que resta para 1ª Fase OAB?

O que fazer com o pouco tempo que resta para 1ª Fase OAB?

O que fazer com o pouco tempo que resta para 1ª Fase da OAB?

O tempo voa e novamente nos aproximamos de mais uma edição do Exame de Ordem. A prova objetiva será nesse domingo e você já não tem muito tempo disponível. Essa é a hora de revisar os últimos detalhes, de pegar as últimas dicas e fazer o desfecho de sua preparação. Na matéria de hoje vamos abordar os últimos detalhes para esses últimos dias de preparação e.,como sempre, dar dicas para que você se sinta mais confiante e consiga um melhor desempenho.

Como você já deve estar cansado de saber, a prova de 1ª Fase é composta de 80 questões objetivas, sendo que o tempo disponível para resolvê-la é de 5 horas. Considerando que você precisa separar aproximadamente 20 minutos para transcrever as respostas no caderno oficial e deva fazer de 2 a 3 intervalos durante a prova, totalizando mais 10 minutos, você terá efetivamente 4hrs e 30mins para resolver as 80 questões. Com base nessas disposições, você tem em média de 3:30 minutos (três minutos e meio) por questão!

A ingerência do tempo de prova é,sem sombra de dúvidas, um dos maiores erros dentre os examinandos da 1ª Fase da OAB. Essa falta de monitoramento do tempo disponível pode resultar em diversas consequências: chutar questões sem ao menos ler o enunciado; deixar questões sem resposta por falta de tempo; se atrapalhar na transcrição de respostas para o caderno oficial ou pior, não ter tempo de fazê-lo.

Portanto, não vá para a prova sem praticar a gerencia do tempo disponível. Isso é algo fundamental! Treine a resolução de questões com um cronometro do seu lado e veja como está seu desempenho médio. Vale ressaltar que devido a fadiga mental, as últimas questões tendem a tomar mais tempo que as primeiras.

 

Estratégia para resolver a Prova

Em virtude da proximidade da prova, você já deve ter pensado em alguma estratégia para conquistar sua aprovação. Mas se você não pensou em nada em relação a isso, não se preocupe,é chegada a hora de planejar uma estratégia para otimizar a utilização de todo o conhecimento adquirido ao longo de sua preparação.

Nossa sugestão em relação a isso é muito simples. Seja prático: comece pelas disciplinas que você tem maior facilidade! Você não precisa seguir a ordenação padrão da prova. Separe a prova em alguns agrupamentos (ex: da questão 01 a 19, da 20 a 43, da 44 a 58, etc.) e faça a sua ordem de resolução das questões, conforme as disciplinas que você tenha maior afinidade. Deixe o mais difícil para o final, quando a fadiga mental começar a dificultar seu desempenho.

Outra dica valiosa: comece a resolver a prova pelas questões de Ética. Mesmo apresentando a estratégia de mudar a ordem de resolução da prova e sabendo que as questões de ética geralmente são as primeiras, comece por Ética. Como essa disciplina é a que revisou na última semana de estudo (e a seguir vamos falar mais sobre isso), o conteúdo tende a estar mais “fresquinho” na memória. Mas a seguir voltamos a esse assunto, vamos antes disso apresentar a ordenação de questões em sua prova.

 

Ordem de apresentação das matérias nas últimas provas

1ª Ética: 01 – 10

2ª Filosofia: 11 – 12

3ª Direito Constitucional: 13 – 19

4ª Direitos Humanos: 20 – 22

5ª Direito Internacional: 23 – 24

6ª Direito Tributário: 25 – 28

7ª Direito Administrativo: 29 -34

8ª Direito Ambiental: 35 – 36

9ª Direito Civil: 37 – 43

10ª ECA: 44 – 45

11ª Direito do Consumidor: 46 – 47

12ª Direito Empresarial: 48 – 52

13ª Processo Civil: 53 – 58

14ª Direito Penal: 59 – 64

15ª Processo Penal: 65 – 69

16ª Direito do Trabalho: 70 – 75

17ª Processo do Trabalho: 76 – 80

 

Ética e Estatuto da OAB: a matéria da sua aprovação

Nesses últimos dias que antecedem a prova da OAB seu foco deve ser exclusivo na matéria de Ética. GABARITAR em ética é FUNDAMENTAL para um bom desempenho na primeira fase. Com um volume de conteúdo pequeno e uma significativa quantidade de questões na prova, a matéria é torna-se essencial na conquista de sua aprovação.

Ter um resultado excelente em Ética não é algo tão difícil, se comparado com a dificuldade da 1ª fase como um todos. Para ter um bom desempenho na matéria siga esse breve roteiro de revisão:

 

1)      Leia a legislação e regulamentos de 3 a 5 vezes. Tenha calma e bastante atenção no estudo dessa matéria, pois a mesma pode garantir o pontinho que faltou para aprovação na última edição di exame de ordem.

– Lei 8.906/94 – Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

– Código de Ética e Disciplina da OAB

– Regulamento geral do Estatuto da Advocacia e da OAB

 

2)      Resolva todos os exercícios das últimas 10 edições do Exame de Ordem. Revise a fundo todos os seus erros na resolução dos exercícios. Mesmo nos acertos, busque a motivação de cada alternativa estar incorreta. Disponibilizamos também um simulado exclusivo de Ética.

 

3)      No dia que antecede a prova, faça uma releitura da legislação e regulamento pelo menos mais duas vezes.

 

Caso você siga com rigor esse breve roteiro de estudos para Ética, você conseguirá entre 8 e 10 acertos, o que é um passo fundamental rumo a sua aprovação.

No mais, desejamos que você faça uma excelente prova.

Tenha tranquilidade no dia da prova, isso é pré-requisito para um bom desempenho!

Bons estudos!

 

 

Outros materiais para sua aprovação no Exame de Ordem

Prioridades para os últimos dias de estudo para 1ª Fase da OAB

Reta final para 1ª fase da OAB: você apredita na sua aprovação?