Estudo científico revela melhor técnica de estudo para OAB

Estudo científico revela melhor técnica de estudo para OAB

Estudo científico revela melhor técnica de estudo para OAB

Ano após ano o Exame da Ordem se consolida como um dos maiores desafios para ingresso nas carreiras jurídicas para os Bacharéis em Direito recém-formados.

Quem já está por dentro sobre como funciona o certame, ver índices de aprovação inferiores a 20% no Exame já não surpreende mais. A prova é muito difícil e o Bacharel em Direito que almeja sua aprovação precisa estar muito bem preparado.

Em virtude do baixo índice de aprovação no Exame de Ordem, a identificação de novas técnicas de estudo que resultem em melhor desempenho para os examinandos, tornou-se uma constante dentre faculdades e cursos preparatórios para a OAB.

As técnicas mais utilizadas até então (assistir aulas presenciais e a leitura do código ou apostilas) já não geram os mesmos resultados e o examinando que deseja sua aprovação o mais rápido possível precisa buscar algo a mais.

Diante disso, destacamos o resultado de um recente estudo científico publicado pela revista Psychological Science in the Public Interest¹, o qual identificou que a resolução de questões é uma das técnicas mais eficientes de preparação.

Para quem já possui certa noção sobre o processo de ensino e aprendizagem, nenhuma grande novidade, uma vez que esta prática já é bastante difundida.

No entanto, o estudo vai além e, para surpresa da comunidade científica de pedagogia, demonstra quantitativamente que a aprendizagem com base na resolução de questões é duas vezes mais eficiente em comparação com demais técnicas.

Com essa informação, analisando as características do Exame de Ordem, que é uma prova aplicada por uma banca específica, que possui um perfil determinado e que apresenta uma recorrência de três vezes ao ano e que, fatalmente, repete assuntos, a resolução de questões apresenta-se como uma técnica indispensável para quem deseja uma aprovação breve no certame.

O que não significa, necessariamente, que outras técnicas devam ser excluídas do processo. Para tirar o melhor proveito do processo de preparação, o examinando não deve utilizar uma técnica de estudo única,

Um processo de preparação eficiente é resultante de um método sistemático, onde diversas técnicas de aprendizagem são utilizadas visando obter maior grau de entendimento e fixação do conhecimento desejado.

Talvez você deva estar pensando…

Mas será que a resolução de questões de prova é mesmo a melhor técnica de estudo para OAB?

Se você ainda não se convenceu, veja o caso da Thays Castro Guimaraẽs, de 18 anos, estudante do segundo período de direito em Rondônia que passou no exame da OAB em sua primeira tentativa.

Para alcançar esta proeza, Thays estruturou seu roteiro de estudo em duas etapas, uma vez que não tinha aproveitado como deveria praticamente nenhuma das disciplinas que são cobradas no Exame.

Na primeira fase, estudou apenas durante 3 meses, utilizando provas oficiais da OAB de edições anteriores e o Estatuto da OAB (a disciplina que ocupa o maior número de questões na prova e que apresenta o conteúdo menos extenso).

Na prova prático-profissional, ela conta que focou seu estudo no direito material da disciplina escolhida e em como estruturar peças prático-profissionais.

Para mais detalhes sobre a história da Thays, clique aqui.

Além desse relato, confirmamos a eficácia de tal prática ao longo dos anos aqui no Curso Prova da Ordem, onde edição após edição, recebemos depoimentos de aprovados que fizeram uso dessa técnica utilizando nossa Plataforma de Questões Comentadas para OAB.

Foi assim que nos tornamos especialistas em aprovar Bacharéis em Direito no Exame da OAB.

Visando justamente criar uma abordagem de aprendizagem multidisciplinar e eficiente que o site foi criado. A principal metodologia de ensino defendida pelos criadores do site é justamente a aprendizagem com base na resolução de questões de provas oficiais da OAB.

Através da experiência e vivência de Ricardo Lezana (ex-professor universitário da UFSC e fundador do Curso Prova da Ordem) que a metodologia de ensino do curso foi concebida, utilizando de videoaulas, apostilas e resumos para captar novos conhecimentos; e a aplicação de testes para fixar e mensurar a aprendizagem.

Se você ficou interessado(a), assista o vídeo abaixo com um desafio que, se cumprido, certamente levará você à aprovação:

Passe de primeira no Exame de Ordem, estudando somente o que realmente interessa.

Mais de 80% de nossos alunos aprovam de primeira!!

Saiba maisrecomendado

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Referências:

[1] Dunlosky, J., Rawson, K. A., Marsh, E. J., Nathan, M. J., & Willingham, D. T. (2013). Improving Students’ Learning With Effective Learning Techniques: Promising Directions From Cognitive and Educational Psychology. Psychological Science in the Public Interest, 14(1), 4–58. Acessado em: 27/11/2019.