Estudo científico revela melhor técnica estudo para OAB

melhor técnica de estudo para concursos e exame da oab

Ano após ano o Exame da Ordem se consolida como um dos maiores desafios para ingresso nas carreiras jurídicas dentre Bacharéis em Direito recém-formados.  Para quem é da área, ver índices de aprovação inferiores a 20% no Exame não surpreende mais. A prova é muito difícil e o Bacharel em Direito que almeja sua aprovação precisa estar muito bem preparado.

Em virtude do baixo índice de aprovação no Exame de Ordem a identificação de novas técnicas de estudo que resultem em maior desempenho para os examinandos deve ser uma constante dentre faculdades e cursos preparatórios para a OAB. As técnicas mais utilizadas até então (assistir aulas presenciais e a leitura do código ou apostilas) já não geram os mesmos resultados e o examinando que deseja sua aprovação precisa buscar algo a mais!

Artigo científico revista Psychological Science in the Public Interest

Um recente estudo científico publicado pela revista Psychological Science in the Public Interest identificou que a resolução de questões é uma das técnicas mais eficientes de estudo. Para maiores entendidos do processo de ensino e aprendizagem, nenhuma grande novidade, uma vez que esta prática já é bastante difundida. Apesar disto, o estudo vai além e para surpresa da comunidade científica de pedagogia demonstra quantitativamente que o estudo com base na resolução de questões é duas vezes mais eficiente em comparação com demais técnicas de aprendizagem.

Em suma, para tirar o melhor proveito do processo de aprendizagem o examinando não deve utilizar uma técnica de estudo única. O processo de aprendizagem eficiente é resultante de um método sistemático, onde diversas técnicas de aprendizagem são utilizadas visando obter maior grau de entendimento e fixação do conhecimento desejado.

 
 

Talvez você deva estar pensando…

Mas será que a resolução questões de prova pode me ajudar a ser aprovado no Exame de Ordem?

Veja o caso da Thays Castro Guimarães, de 18 anos, estudante do segundo período de direito em Rondônia que passou no exame da OAB em sua primeira tentativa. Para alcançar esta proeza, Thays estruturou seu roteiro de estudo em duas etapas, uma vez que não tinha cursado praticamente nenhuma das disciplinas que são cobradas no Exame. Para a primeira fase Thays estudou apenas durante 3 meses, utilizando provas oficiais da OAB de edições anteriores e o Estatuto da OAB. Para a segunda etapa, Thays focou seu estudo na disciplina escolhida e em como estruturar peças prático-profissionais.

Para mais detalhes sobre a história da Thays, clique aqui.

 

Cérebro humano conectado - aprendizagem digital

 

O Prova da Ordem é um site especializado em aprovar Bacharéis em Direito no Exame da OAB. Visando justamente criar uma abordagem de aprendizagem multidisciplinar e eficiente que o site foi criado. a principal metodologia de ensino defendida pelos criadores do site é justamente a aprendizagem com base na resolução de questões de provas oficiais da OAB. Através da experiência e vivência de Ricardo Lezana (ex-professor universitário da UFSC e fundador do site) que a metodologia de ensino do site foi concebida, utilizando de vídeo-aulas, legislação em áudio, apostilas e resumos para captar novos conhecimentos; e a aplicação de testes para fixar e mensurar a aprendizagem.

 
 
 

Está se preparando para XIV Exame de Ordem?

 

 
 

Inscrição no Exame de Ordem

 

 
 

Deixe seu Comentário